sábado, 26 de março de 2011

Urso Pardo


Não se deixe enganar pela recordação de seu ursinho de pelúcia... O urso é um animal ímprevisível e suas patas fortes possuem garras de 2,30cm, que fazem dele um animal muito perigoso. A maior parte do tempo, ele se alimenta exclusivamente de plantas, cogumelos e insetos. Também adora mel e não recusa uns peixes. Quando o inverno se aproxima, o urso prepara uma toca confortável para seu longo sono de hibernação. A partir dos primeiros sinais de neve e durante todo o inverno, sua vida se desenrola em câmera lenta, até o ritmo de seu coração e respiração diminuem. No entanto isso não o impede de se manter atento aos eventuais perigos externos. É durante a hibernação que a fêmea da a luz a 3 filhotes, que não pesam mais que uma laranja grande. A fêmea é uma mãe muito atenta e severa, que não hesita em dar umas palmadas em seus filhos quando s afastam demais dela.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Suricata


Este animalzinho é primo do mangusto e mede cerca de 50 cm de comprimento, sendo 20 cm para a cauda. É um animal dócil que se deixa domesticar facilmente. É sociável e vive em grupos familiares de até 40 indivíduos. Sua toca pode compreender algumas galerias ou formar um verdadeiro labirinto com dezenas de metros e ter inúmeras entradas. É nesta toca que a fêmea da a luz de 2 a 4 filhotes. A suricata é onívora, comendo escorpiões, pequenos lagartos e insetos. Quando caça, salta sobre sua presa com uma habilidade incrível atacando a nuca ou no caso dos escorpiões arrancando o ferrão. A suricata é sensível ao frio por isso passa bastante tempo no sol. É também na posição vertical(como demonstra na foto), que ela fica atenta a predadores, como a águia, cobras, etc. Quando uma suricata avista um predador, avisa a todas as suricatas de seu conjunto, para nenhuma delas morrerem, ela entram em suas tocas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

O Esquilo

Hábil escaldor de olhar simpático e cauda em forma de penacho, este pequeno roedor é o acrobata da floresta. Possui um temperamento agitado e desordeiro. É também medroso e solitário, mas defende ferozmente seu território. Alimenta-se de brotos tenros, cascas, nozes e as vezes ovos que rouba de ninhos de pequenas aves. Durante a estação mais quente, ele organiza uma despensa e chega a acumular 100kg de provisões, que enterra um pouco por todo o lado e desenterra durante o inverno, quando os alimentos são raros. Instala seu ninho numa cavidade de uma árvore alta o suficiente para estar ao abrigo de seus predadores, que são o lince, a raposa e o mocho-real. Seu ninho é uma bola de folhas e galinhos enfeitada com musgos e penas. é neste ninho que a fêmea dá à luz de 6 a 4 filhotes de sua ninhada.

A Baleia

Assim como todos os mamíferos, a baleia amamenta seus filhotes e respira ar através de seus pulmões. Faz isso na superfície graças aos orifícios que possui no alto da cabeça. A baleia azul é o maior animal do planeta. Quando nasce, o filhote já pesa 2 toneladas e mede 7 metros de comprimento. Na idade adulta, atinge 33 metros de comprimento e 150 toneladas(o equivalente a 25 elefantes)!
Apesar de seu peso a baleia é uma ótima nadadora, podendo atingir uma velocidade de de 50km por hora e até saltar para fora da água, como os golfinhos. Consegue permanecer debaixo da água por até 2 horas e mergulhar a até 500 metros de profundidade. Alimenta-se de minúsculos
camarões chamados de krill e também de plâncton e faz isso filtrando enormes quantidades de água através das barbatanas que possui em seu maxilar superior.
A pesca predatória quase exterminou as baleias. Hoje em dia esta pesca é proibida, mas infeliz mente alguns países ainda pescam baleias ilegalmente no oceanos, um desse países é o Japão. Além do homem também existem outros animais que caçam baleias, as orcas, é claro que elas só comem os filhotes, mas elas caçam em grupos para poder se defender das baleias adultas, que as vezes fica muito raivosas.







Todos os mamíferos representados na foto, são espécies de baleias!