segunda-feira, 26 de julho de 2010
domingo, 25 de julho de 2010
sábado, 24 de julho de 2010
Asim como o tamanduá e a preguiça, o pangolim faz parte do grupo dos mamíferos desdentados.
É coberto de escamas e faz lembrar um tamanduá com o corpo coberto por uma armadura. Quando sobe em uma árvore, quase podemos confundi-lo com uma pilha!
Suas escamas rígidas são feitas do mesmo material que os pêlos, estão dispostas sobre o corpo do pangolim. Da mesma maneira que as telhas em um telhado.Assim como o tamanduá, o pangolim alimenta-se de formigas e cupins. Esta tarefa é facilitada por seu longo focinho pontudo e sua língua comprida e pegajosa. O pangolim vive com uma companheira e é ativo principalmente durante a noite. Passa o dia dormindo enrolado em sua toca, cuja entrada é coberta por terra para não ser incomodado. Quando é atacado, ele se defende enrolando-se como uma bola, protegendo assim a cabeça e a barriga, que não está coberta de escamas. O pangolim é um animal ameaçado de extinção. Infelizmeste, não pode contar com sua descendência para evitar isso, pois a fêmea da à luz ao um único filhote de cada vez. As escamas do filhote de pangolim são moles e só endurecem em seu segundo dia de vida. Para se locomover, ele costuma se agarrar às costas da mãe, como fazem os filhotes de macaco.
Todos os patos, sejam eles selvagens ou de fazenda , têm as patas espalmadas que bamboleiam desajeitada mente à beira de rios e lagos.A fêmea põe uma dezena de ovos em um ninho no chão, depois choca durante 28 dias.Quando eclodem, os pequenos patinhos estão cobertos por uma penugem amarela ou também marrom.Se a pata não estiver presente no momento da eclosão, o patinho adota qualquer outro objeto ou animal que esteja por perto e o segue como se fosse a sua mãe - se você estiver lá, ele irá adotá-lo como mãe e vai segui-lo por toda a parte!
sexta-feira, 23 de julho de 2010
O grou
O grou é uma ave elegante que possui um pescoço comprido, um bico curto e um andar muito gracioso.O grou solta gritos altos e agudos que são ouvidos a mais de 3 km.podemos conhecê-los durante o vôo graças ao seu pescoço e suas patas compridas, que conserva esticadas atrás do corpo.Quando chega a época de se reproduzirem os grous escolhem uma parceira e forma um casal que permanece unido durante toda vida, sem divórcio.O ninho é construído na altura do chão onde a fêmea põe geralmente 2 ovos, depois o macho e a fêmea entre si a tarefa de chocar os ovos, o que dura aproximadamente 1 mês.Pouco tempo depois da eclosão, os filhotes já seguem seus pais e conseguem voar a partir dos 2 meses.O grou representado nesta foto é chamado de "grou coroado" ele é chamado assim por causa da "coroa" que possui em sua cabeça.Assim como todos os grous, come muitos vegetais, insetos, moluscos e pequenos vertebrados como a rã
O macho é uma ave magnífica de plumagem multi-colorida.Exibe sua cauda comprida com grande ostentação para desfilar diante da fêmea.Esta é menor e menos bela, e sua plumagem discreta confunde0-se perfeitamente com a relva alta e os abustos em que vive e faz o seu ninho.É neste ninho que ela põe e choca os quinze ovos.Os faisõe são medrosos.Alimentam-se de grãos e plantas tenras, causando estrago nas plantações de milho, trigo, couve e morango, entre outras.