terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O bico-de-tamanco

O bico-de-tamanco, também conhecido como cegonha-bico-de-sapato, faz parte da ordem dos ciconiiformes, como os abutres e os guarás.E pertence à família dos Pelecanídeos, a mesma dos pelicanos.Esse pássaro de 1,10 m a 1,60 m de comprimento e aparência pré-histórica é um pernalta encontrado nas regiões pantanosas da África Central.Ele tem um pequeno tufo de penas na parte de trás da cabeça, que pode ficar em pé, formando uma crista.Seu bico enorme, em forma de tamanco, tem um gancho na ponta que o ajuda a desentocar rãs, peixes, caracóis e até carniça, dos quais se alimenta.Ele caça e pesca utilizando a visão e a audição, com o bico junto ao peito para enxergar melhor.Voa com facilidade e até plana, recolhendo o pescoço como faz o pelicano.Pouco arisco com os humanos,aproxima-se bastante e se contenta em olhar directamente nos olhos.Está classificado entre as espécies vulneráveis porque seu efectivo actualmente conta com menos de 10 mil indivíduos.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O polvo de anéis azuis

Pequeno o bastante para caber em uma xícara de café, ele é uma das criaturas mais mortíferas do mundo, ganhando até da venenosa cobra NAJA.Ele vive nas costas da Austrália, seu veneno e muito forte, pois é capaz de matar em minutos mais de vinte pessoas ou um animal de 1200kg como exemplo um búfalo.Por sorte, os acidentes com humanos são raríssimos, pois não há antidoto para esse veneno.
Para ele avisar que é venenoso, possui esses "anéis" de azul vivo em seu corpo.Seu veneno é um coquetel tóxico composto de tetrodotoxina.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010


O crocodilo é o mais pesado dos répteis, podendo atingir 2 toneladas! É o primo do aligátor e do jacaré, mas é fácil distingui-lo, pois seus dois grandes dentes da frente ficam visíveis com a boca fechada, e sua boca é mais alongada.É encontrado na Austrália, Ásia e na África, seu tamanho varia de 1,50 e 4,30.É um predador muito veroz, comendo zebras, antílopes, aves,peixes, etc...

Todos os anos a fêmea põe cerca de 30 ovos.Quando os filhotes estão prestes a nascer, eles chamam a mãe para ajuda-lôs a sair do ninho.É quase certo que 20% dos filhotes sejam pegos para ZÔO, pesquisadores, etc...




segunda-feira, 26 de julho de 2010

A preguiça
A preguiça faz jus ao seu nome.Passa no mínimo 18 horas por dia dormindo e, quando acorda, sua vida se desenrrola em verdadeira câmera lenta!Locomove-se bem devagar pelas árvores, pendurada pela ponta de seus braços compridos que, de acordo com a espécie, terminam em duas ou três garras compridas e curvas.É raro descer da árvore.A preguiça está tão bem adaptada a vida suspensa, que seus pêlos crescem no sentido contrário - da barriga para as costas!A pelagem da preguiça é meio esverdeada, que constitui em uma camuflagem muito eficaz.Esta cor é devida a minúsculas algas que se desenvolvem em seu pêlo.A preguiça come folhas, brotos, frutas e flores, ela detecta o alimento principalmente pelo cheiro e pêlo tato.A preguiça se acasala nas árvores.A fêmea da à luz um único filhote após cerca de seis meses de gestação.

domingo, 25 de julho de 2010


O lêmure
Este animalzinho simpático pertence a um grupo de mamíferos próximos dos macacos.É encontrado somente na Ilha de Madagascar.Passa a maior parte do tempo em cima das árvores e se locomove saltando de galho em galho.Quando está no chão, anda como um felino:com a cauda erguida e balançando-se de um lado para o outro.Existem várias espécies de lêmures e o mais conhecido é o "lêmure-de-cauda-anelada", que está representado nesta foto.Como você pode ver, ele tem uma bela cauda comprida comanéis pretos e brancos, que o ajuda a manter o equilíbrio quando salta.O lêmure-de-cauda-anelada vive em um grupo familiar.É herbívoro, mas pode comer também lagartos e insetos.Embora seja uma espécie protegida, o lêmure-de-cauda-anelada ainda é caçadao regularmente pelos malgaxes (aldeia), que apreciam muito sua carne, e infelizmente está em risco de extinção.

sábado, 24 de julho de 2010


O elefante
Existem duas espécies de elefantes: o asiático e o africano. Você sabia que ele é o maior animal terrestre, atualmente? Ao nascer, o filhote já é capaz de pesar mais de 100kg. Quando adulto o elefante pesa até 6 toneladas e medir cerca de 4 metros de altura. O elefante é tão pesado, que precisa dormir em pé e é incapaz de saltar obstáculos, por menores que sejam. É um animal pacífico, mas quando se sente ameaçado, não hesista em correr a toda sua velocidade em direção ao seus agressores agitando as orelhas, o que o torna bastante assustador e às vezes muito perigoso. As orelhas do elefante são muito importantes, porque são elas que lhe permitem transpirar. O elefante come e bebecom a ajuda da tromba, que tem na ponta dois ''dedos'' muito ágeis. Às vezes, ele procura alimento com ajuda de suas presas, que são feitas de marfim. Na verdade, são dentes incisivos muito desenvolvidos.
O pangolim

Asim como o tamanduá e a preguiça, o pangolim faz parte do grupo dos mamíferos desdentados.

É coberto de escamas e faz lembrar um tamanduá com o corpo coberto por uma armadura. Quando sobe em uma árvore, quase podemos confundi-lo com uma pilha!

Suas escamas rígidas são feitas do mesmo material que os pêlos, estão dispostas sobre o corpo do pangolim. Da mesma maneira que as telhas em um telhado.Assim como o tamanduá, o pangolim alimenta-se de formigas e cupins. Esta tarefa é facilitada por seu longo focinho pontudo e sua língua comprida e pegajosa. O pangolim vive com uma companheira e é ativo principalmente durante a noite. Passa o dia dormindo enrolado em sua toca, cuja entrada é coberta por terra para não ser incomodado. Quando é atacado, ele se defende enrolando-se como uma bola, protegendo assim a cabeça e a barriga, que não está coberta de escamas. O pangolim é um animal ameaçado de extinção. Infelizmeste, não pode contar com sua descendência para evitar isso, pois a fêmea da à luz ao um único filhote de cada vez. As escamas do filhote de pangolim são moles e só endurecem em seu segundo dia de vida. Para se locomover, ele costuma se agarrar às costas da mãe, como fazem os filhotes de macaco.


O pato
Todos os patos, sejam eles selvagens ou de fazenda , têm as patas espalmadas que bamboleiam desajeitada mente à beira de rios e lagos.A fêmea põe uma dezena de ovos em um ninho no chão, depois choca durante 28 dias.Quando eclodem, os pequenos patinhos estão cobertos por uma penugem amarela ou também marrom.Se a pata não estiver presente no momento da eclosão, o patinho adota qualquer outro objeto ou animal que esteja por perto e o segue como se fosse a sua mãe - se você estiver lá, ele irá adotá-lo como mãe e vai segui-lo por toda a parte!

Porém, geralmente a pata esta presente.Ela é uma mãe exemplar, que pára várias vezes para os pequenos patinhos, a pata sempre tenta atrair a sua atenção, e levá-lo para longe deles.

sexta-feira, 23 de julho de 2010



O grou

O grou é uma ave elegante que possui um pescoço comprido, um bico curto e um andar muito gracioso.O grou solta gritos altos e agudos que são ouvidos a mais de 3 km.podemos conhecê-los durante o vôo graças ao seu pescoço e suas patas compridas, que conserva esticadas atrás do corpo.Quando chega a época de se reproduzirem os grous escolhem uma parceira e forma um casal que permanece unido durante toda vida, sem divórcio.O ninho é construído na altura do chão onde a fêmea põe geralmente 2 ovos, depois o macho e a fêmea entre si a tarefa de chocar os ovos, o que dura aproximadamente 1 mês.Pouco tempo depois da eclosão, os filhotes já seguem seus pais e conseguem voar a partir dos 2 meses.O grou representado nesta foto é chamado de "grou coroado" ele é chamado assim por causa da "coroa" que possui em sua cabeça.Assim como todos os grous, come muitos vegetais, insetos, moluscos e pequenos vertebrados como a rã

faisão

O macho é uma ave magnífica de plumagem multi-colorida.Exibe sua cauda comprida com grande ostentação para desfilar diante da fêmea.Esta é menor e menos bela, e sua plumagem discreta confunde0-se perfeitamente com a relva alta e os abustos em que vive e faz o seu ninho.É neste ninho que ela põe e choca os quinze ovos.Os faisõe são medrosos.Alimentam-se de grãos e plantas tenras, causando estrago nas plantações de milho, trigo, couve e morango, entre outras.



Animais em risco

Eu não entendo porque as pessoas maltratam animais, pensem comigo imagine nós sendo maltratados pelos animais.Bom quem já assistiu o filme "Planeta dos macacos" já sabe como é, porque ao invés delas terem para maltratar, não cuidam deles!
cangambá


gambá



O que a maioria das pessoas pensam que é gambá na verdade é um cangambá.O gambá além de parecer uma ratazana é mesmo um gambá.Bom mas vou falar do cangambá e não do gambá.
O cangambá com sua grossa cauda em forma de penacho, este pequeno animal preto e branco do tamanho de gato faz lembrar um bichinho de pelúcia opu um personagem de desenhos animados.Mas não se engane: o cangambá é primo do furão e, como ele, possui na base da cauda duas pequenas glândulas que produzem um líquido de cheiro repugnante!Quando se encontra em perigo, ele pode atirar este líquido oleoso, fedorento e irritante sobre seu inimigo, causando alguns danos.Felizmente, o cangambá só usa essa defesa como ultimo recurso.Na verdade, quando é incomodado, começa a rosnar ou assobiar e bater rapidamente no chão com as patas dianteiras.Ele tem hábitos noturnos, alimenta-se à noite, revirando a terra com suas garras compridas em busca de insetos, larvas, plantas ou pequenos animais.No fim do outono, já acumulou grandes reservas de gordura sob a pele.Escolhe, então, uma toca profunda onde passará todo o inverno com seus quatro a seis filhotes que teve na primavera.

O cachorro



A arqueologia já nos mostrou que o cachorro, considerado "o melhor amigo do homem", vive ao nosso lado há pelo menos 10 mil anos!Existem cerca de 400 raças de cães.Acredita-se que algumas raças descendam do lobo e outras do chacal.O cachorro conservou certas características de seus antepassados, como o fato de ter a pupila redonda, um excelente olfato e as presas fortes e orelhas compridas, e adquiriu outras que são típicas dele, como o fato de latir e de ter orelhas geralmente caídas.O cachorro pode ser encontrado em todo o mundo.É facilmente domesticado e utilizado para todos os tipos de funções.